segunda-feira, 13 de junho de 2011

Resenha do texto Mediação pedagógica e o uso da tecnológia

Na educação existe vários questionamento non seun uso no ensino-aprendizagem, quanto ao uso da tecnologia e o uso pedagógico tradicional um processo de disciplina apresentada por professores graduados exigindo memorização e informação aos alunos e através de provas e avaliações que são feitas para avaliar o grau de assimilação das informações adquirida pelos alunos dando aula expositiva ou trabalho em grupo. Baseado na teoria comportamentista que defendia a auto-aprendizagem com objetivo de implantar a instrução programada a estandartização do método de trabalho para o professor e do comportamento dos alunos este período foi chamado de tecnicista. Como este novo meio tecnológico o uso do micro computador por aluno e professor para pesquisas, produção científica do mundo todo, em todas as áreas, desenvolver a auto-aprendizagem e a interaprendizagem a distância, pesquisa bibliográfica nas residencias, nos escritórios, nos locais de trabalho, fazendo trabalhos monográficos e relatórios científicos integrando movimento , luz, som imágem, filme, vídeo, tudo isso com criatividade utilizando o microcomputador.
No curso à distância utilizando computador com base de dados ou softwares, para utilizarem das informações que lhe foram dadas. favorecendo comodidade no cruso a distancia como a vídeo conferência, tendo contato com o professora à distância com aulas expositivas, outro meio utilizado em todas as áreas da educação pode ser também o uso do e-mail, como uma maneira prática e rápida de comunicação para troca de informaçôes e trabalho. Para buscar informações um meio de comunicação muito usado na educação é a pesquisa através da internet.
Toda essa tecnologia provoca o debate a respeito do uso tecnológioco, bem como o papel do professor e de sua mediação pedagógica no processo  e aprendizagem, bem como ela é importaânte como um meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Para o professor essa mudança de atitudo não é fácil estando acostumado ao papel de professor tradicional de comunicar ou transmitir algo que conhecemos muito bem, entrar em um dialogo com o aluno correr o risco de ouvir um pergunta e não saber a resposta e sugerir ao aluno pesquisarem juntos, com isso torna incomodo e inseguro.
O professor tem que se tornar um facilitador ter  envolvimento com o aluno de forma  mais interessante e motivados utilizando a tecnologia em aulas expositivas, utilizando power point ou datasshow. As técnicas precisarão estar coerentes com os novos papeis tanto do aluno como o do professor, que se apesenta como ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, ajudando como coletar informações, relaciona-las, manipula-las, discuti-las, até chegar a produzir um conhecimento que seja significativo com seu mundo intelectual e vivencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário